segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Estou viva...e bem...mui biem


Estava sem saco para alimentar este espaço, pois estou em estagio curricular e ai tenho relatórios, diários e ainda estudar outras coisas então não escrevi nada durante este tempo. Sabe algo que tenho prestado atenção e me policiada é sobre inconformidade com meus miseros problemas...
Pois, na minha area tenho acompanhado familias com problemas reais e bem mais complexos que o meu, como a fome, doenças, miséria, desemprego, subemprego entre outras mazelas sociais.
Ai diante dessas pessoas que buscam no atendimento do serviço social um alento, uma direção percebo o quanto um assistente social é importante para transformar a realidade daquelas familias.
Passa pelo uma escuta sensivel, o acolhimento o encaminhamento que é quando informamos onde as pessoas podem buscar seus direitos sociais, acessibilidade as informações sobre serviços, programas politicas públicas...
Então é lá no espaço do serviço social, que acompanhamos o cotidiano das familias as vezes vitimas de violencia social, pois passar fome é uma violência terrivel, ter de abandonar os filhos a sorte para ir catar material longe de casa e depois vender por 30 centavos o kg do plastico é uma violencia, buscar atendimento nas uniodades da saúde e ter um atendimento precario em menos de três minutos é uma violencia...
e é a nossa realidade enquanto sujeitos de uma sociedade capitalista, individualista onde quem pode pode e quem não pode se sacode, definha, rouba, cai nos vicios fica a margem da sociedade.
Mundo cruel esse nosso, mas é meu objeto de trabalho a tal da questão social que tanto custamos a compreender em salas de aula e que não precisamos ir muito longe para vislumbrar tais barbaridades.
Mas ainda sobre meus estagios, estão ótimos volto de ônibus agradecendo sempre por tudo o que tenho e que conquisto, agradecendo sei lá a quem pois minha fé já não mais existe. Só sei que to no lugar certo, na graduação certa e na profissão certa: assistente social...

Nenhum comentário:

Postar um comentário