sexta-feira, 24 de abril de 2009

Saudações a quem tem coragem!


Tive o prazer de assistir uma palestra da pesquisadora e socióloga Marlene Vaz, para se ter uma idéia do gabarito desta senhora ela é consultora da Rainha Silvia ( Suécia) e desenvolve trabalho para o IBGE e para a UNICEF. Sua trajetória a cerca do assunto EXPLORAÇÃO SEXUAL iniciou a trinta anos, já que existiam poucas pesquisas sobre a realidade das mulheres exploradas pelo sexo comercial e para compreender esta realidade esta mulher andou pelo Brasil e por diversos outros Países entrevistando meninas e mulheres.

Sabemos que a maioria das pessoas ignora o sofrimento destas mulheres abusadas com ou sem o seu consentimento e os traumas que sofrem e levam para as suas vidas. Alguns conceitos interessantes eu tive a oportunidade de apreender e irei dividir aqui começamos com a violência sexual infantil: é toda a ação na qual uma pessoa em relação de poder e por meio de força fisica, coerção ou intimidação psicológica obriga uma outra ao ato sexual contra sua vontade, ou que exponha em interações sexuais que propiciem sua vitimização, da qual o agrassor tenta obter gratificação. Ocorrendo com variedades de situações como exploração e abuso sexual. (Ministério da sáude, 2002).

Abuso sexual intrafamiliar: são as violências que ocorrem no âmbito do afeto, ou seja a familia, circulos de amizade, escolas, abrigos, igrejas, nos espaços ou ambientes conhecidos como de proteão da criança. Ocorre em todas as classes sociais, sendo mantido visivel graças ao pacto do silêncio. (Maria do Rosário, 2003).

Exploração Sexual Comercial: contitui-se em rede, na procura de colientes para o mercado do corpo sem oportunidade de escolha de quem está sendo usado, por meio da sedução do prazer para obter lucro. Ela desconstrói e destrói as relações de proteção, do direito e apreendizagem da autonomia pela intermediação do corpo e mercantilização da infância. O corpo da criança e do adolescente se transforma em valor de uso e de troca em âmbito nacional ou internacional. (Faleiros in Leal e César, 1998).

Como verificamos os conceitos são estes e realmente a violência sexual é parte desta nossa sociedade doente.

A pobreza, a fome é uma das principais causas deste mal que assola o País de Norte a Sul, então quando muitos pais e mães são obrigados a expor os filhos a um horror destes muitos que a vida inteira conhecem a fome (só por ouvir falar), pois estamos falando de FOME e não ficar umas horas sem comer e dar aquele ronquinho na barriga a fome dói e acaba com a dignidade da pessoa; por isso nunca julgue estas familias. Marlene Vaz ainda sitou o Governo LULA e elogiou muito as politicas deste governo pois é o primeiro governo que tem um olhar especial para o social e teve a brilhante idéa de transformar o bolsa escola que era uma politica fracionada em bolsa familia uma politica que é tão importante na vida de milhões de brasileiros, que de forma cruel são excluídos da nossa sociedade pelo sistema capitalista e acabam sendo vitimas de todo o tipo de violencio que o homem é capaz de realizar.

De tudo o que ouvi naquela manhã, fica a minha inquietação pelas crianças abusadas sexualmente, meninos meninas, adolescentes e mulheres que este momento estão em algum lugar deste nosso País sofrendo uma agressão, pois estamos falando de crianças de três anos de idade em diante crianças que deveriam receber segurança, um lar, uma familia ,afeto, escola, creches que deveriam transformar-se em cidadãos conscientes de seus direitos e que estão condenados a viver e morrer sob a indiferença de uma sociedade consumista e individualista.

Para compreender um pouco do que passa uma vitima de exoloração sexual: indico o filme nacional Anjos do Sol, depois deste filme sua opinião irá mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário