terça-feira, 11 de maio de 2010

Dia 15 de Maio é o dia do assistente social!


Neste sabado será comemorado o dia do assistente social a profissão que eu escolhi. To bastante ansiosa para atuar profissionalmente, por enquanto deixo abraço e algumas palavras a todos os profissionais do serviço social...


Ser uma assistente social é uma profissão de quem acredita poder fazer a diferença nos entempéries de um mundo que não deixa muito espaço para os que não nasceram em berço de ouro.


E uma profissão que requer muita habilidade e capacidade para encontrar caminhos estratégicos onde muitas possibilidades já foram perdidas ou nem mesmo oportunizadas.


É ser um altruísta, pois diante de tantas portas que se fecham é aquele profissional que irá transpor barreiras e que irá orientar caminhos possíveis de se concretizar a justiça social.


É se deparar com situações que fazem agradecermos a vida que possuímos...mas tirar lições positivas de cada dilema e o melhor sentir que pode viver com isso.


É desvelar o que esta implícito com sabedoria bom senso e responsabilidade.


É atender um usuário e conseguir visualizar o que está além das expressões que nos são nitidas, pois compreendemos que por traz deste sujeito há uma estória, uma caminhada e uma razão deste estar em determinada situação.


É não aceitar que o sistema ultraje vidas...é informar, orientar e oportunizar otimismo.


É desenvolver a capacidade de transformar realidade com pequenas intervenções e conhecimento critico.


É animar-se e desanimar e ainda insistir com aquelas famílias que cruzam nosso cotidiano de trabalho, pois é com seres humanos que trabalhamos e esses muitas vezes não agem da forma como entendemos ser o melhor...


Mas sem julgar continuamos acreditando que estar na profissão de assistente social poderá fazer deste mundo um lugar melhor pra viver.



(Atendendo a pedidos da coordenação do curso eu e o Rodrigo Prado escrevemos este texto, espero que tenha ficado bom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário