segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Porque esta e não aquela?O maldito mapinha afetivo...


Outro dia me deparei com uma indagação...porque desejamos tal pessoa?
Porque está e não aquela? Ás vezes sabemos que canalizando nossas energias afetivas para tal pessoa teremos muito mais chances de encontrar pedras no caminho do que flores. Já uma outra pessoa pode nos oportunizar um porto seguro...e mesmo sabedor disto insistimos na embriaguês de gostar de quem não gosta da gente. Mas não adianta; a vontade de pensar vêm e inunda qualquer chance de sermos auto cuidadores de nossos devaneios.
Uma explicação plausível tive outro dia de uma das minhas sexólogas preferidas: a Regina Navarro Lins ela explicava que durante grande parte da infância admiramos certas caracteristicas em algumas pessoas que nos são referências...sejam professores, cuidadores, familiares, amigos e aí montamos um mapa afetivo com as principais destas características e um belo dia lá, quando o culpido nos flecha é exatamente quando algumas destas caracteristicas adormecidas no inconsciente de nosso mapinha amoroso; aflora num determinado ser. Aí tudo acontece: aquelas projeções sobre um ser, aquela adoração insana por o jeito de falar, de sorrir ou qualquer outra coisa que um relez mortal faça é motivo de ficarmos divagando uma noite inteira com as amigas,( e como é chato quando aquela amiga(a) conta pela mílésima vez como foi o primeiro beijo se é que esse aconteceu).
Bom mas estar apaixonado embora bobo é bom....eu quando estou assim não tem o que me aborreça os piores dias de trabalho, de confusões familiares ou de ensimesmamento são atenuados pela imagem de quem desejo , pela recordação das últimas palavras, pelo cheiro que ficou no travesseiro ou pela ansiedade de ter uma próxima vez.
O pior é quando este estado de paixão passa aí percebe-se que aquelas caracteristicas que antes obstaculizavam nossa realidade, hoje precisam de lupas para ainda serem percebidas.
Tomara que todos possam se apaixonar assim ou se reapaixonar, porque é um sentimento sincero que dá um frio na barriga, dá uma sensação de precisar ser aceito na sua subjetividade ser correspondido e fazer coisas para garantir a manutenção da atenção do outro.
Que em 2012, os mapinhas afetivos estejam em alta e garanta a felicidade de muito coração solitário, que te faça parar em qualquer hora atribulada do dia a dia e venha um sorriso e a vontade de ligar e dar um oi e quem sabe marcar um happy hour ou qualquer outra coisa legal que se possa fazer com aquele serzinho especial. E que se estejamos sendo atropelados por relações afetivas tóxicas, que nos fazem mais mal que bem percebamos ao redor, pois tem sempre alguém por aí que pode fazer nosso dia mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário