terça-feira, 29 de novembro de 2011

2º GRAU PRA QUÊ? CONTRIBUIÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO


Os moldes hoje ministrado nas salas de aula, são muito parecidos com a educação de antigamente. O quadro negro que é verde, o giz o professor na frente e os alunos enfileirados, sentados copiando... As matérias são aquelas que devem sabtinar vestibular, que nada mais é que uma consulta da decoreba do 2º Grau.
Ao entrar na universidade vislumbra-se um outro projeto pedagógico e pensamos pra quê serve o 2º Grau.
Quando um governo tem a capacidade de propor mudanças de paradigmas isto nunca vem sozinho, foi realizado um planejamento e principalmente uma diretriz política equiparada a uma lei neste caso a LDB, Lei de diretrizes e bases da educação.
Então a reforma do ensino médio propõe modificações na forma de se transmitir conhecimento, a troca de saberes entre educando e educador acontecerá de forma criativa, critica e prepositiva voltado para o mundo do trabalho. Mundo este da nossa sociedade que hoje esta cada vez mais dinâmica.
A forma como hoje é repassado conteúdos será sob novas roupagens e propiciara que o educando tenha um senso critico e técnico voltado para a realidade do mundo do trabalho. Continuaram sim as disciplinas e os conteúdos para o vestibular, mas também serão contemplados aquelas pessoas que não desejam somente a universidade, mas uma formação qualificada para desenvolver um trabalho de outra natureza.
Para isso está sendo realizado uma verdadeira força tarefa, que dê conta da proposta pedagógica desta reforma e também um amplo dialogo com a comunidade escolar. Esta muitas vezes encontra-se engessada num modus operandi que não mais atrae a juventude para dentro dos muros do saber e sim instiga a evasão escolar, por não transmitir o conhecimento de forma envolvente e interessante.
O que se deseja é um Ensino Médio que contemple a qualificação, a articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas, com responsabilidade e com qualidade cidadã.
Esta visão vanguardista do Governo Tarso, vem de encontro a necessidade da reestruturação da educação a nível médio e irá garantir que tenhamos cidadãos críticos, participativos, qualificados.
Esperamos que o Governo garanta a qualificação permanente dos professores para que estes consigam nas salas de aula engendrar a partir da metodologia instrumentos técnicos e operativos que contemplem a troca de saberes.
A educação está sob um novo rumo, um caminho que contempla uma nova página da história que façamos todos parte deste movimento de renovação do conhecimento. É com certeza este 2º Grau que desejo para meus filhos, o resto eles terão capacidade para buscar no mundo e para fazer deste mundo um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário