quarta-feira, 22 de julho de 2009

Estatuto do Homem(ato institucional permanente) Thiago Mello/1964

Artigo 1: Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida, e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo2: Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo 3: Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
Artigo 4: Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiara no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Paragrafo único o homem confiará no homem como um menino confia noutro menino.
Artigo 5: Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Artigo 6: Fica estabelecida durante dez séculos, a pratica sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de autrora.
Artigo 7: Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
Artigo 8: Fica decretado que a maior dor sempre foi e sempre será não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor.
Artigo 9: Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo o quente sabor da ternura.
Artigo 10: Fica permitido a qualquer pessoas, qualquer hora da vida, uso do traje branco.
Artigo 11: Fica decretado por definição, que o homem é um animal que ama e por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.
Artigo 12: Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor. Fica decretado que o dinheiro nunca mais poderá comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Artigo Final: fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre no coração do homem.

Um comentário:

  1. Olá July!!!
    É muito bom, encontrar um blog inteligente e criativo como seu.
    Irei te visitar mais seguido...espero que não se importe...hehehe
    Grande beijo!!!!
    haaaa e fica o convite...visite o meu, é ótimo fazer esta troca...beijo

    ResponderExcluir